Toxicológico

Qual é a preparação para o exame toxicológico admissional

Não há qualquer tipo de exigência obrigatória para realizar o  exame toxicológico admissional, contudo há algumas simples recomendações a serem seguidas que podem fazer a diferença na hora de realizar a coleta.

Para testes realizados a partir da amostras do cabelo, por exemplo, fatores como coloração, gel, shampoo, condicionador, alisantes entre outros produtos químicos não são capazes de influenciar no resultado do exame.

Já para as amostra de pelos, o uso de desodorantes ou cremes corporais também não interferem no resultado.

Vale lembrar que o processo de coleta é totalmente indolor.

Drogas identificadas no exame toxicológico

Depois da coleta do material, as amostras são enviadas ao laboratório a fim de examinar se houve ou não o consumo de substâncias psicoativas. Dessa forma, o profissional realizará o teste para identificar as possíveis drogas, como:

  • Maconha
  • Crack
  • Ecstasy
  • Morfina
  • Heroína
  • Cocaína
  • Entre outros, a fim de diagnosticar positivo ou negativo para cada droga analisada.

Além disso, o exame também é capaz de indicar o nível de consumo das drogas em cinco níveis, desde levíssimo até gravíssimo.

No exame toxicológico admissional não são pesquisadas bebidas alcoólicas, anabolizantes ou qualquer substância semelhante. Somente são detectadas as drogas ilícitas que são consideradas comprometedoras a concentração e direção do condutor, seja de cargas ou passageiros.

 

O que fazer caso aponte resultado positivo no exame toxicológico admissional?

Segundo o Ministério do Trabalho, o exame toxicológico não deverá ser utilizado para fins de definição de aptidão do trabalhador, ou seja, não pode ser de caráter eliminatório que impeça a contratação.

Porém, é válido destacar que, mesmo que o teste de drogas não seja utilizado para definir a aptidão do candidato, a empresa contratante tem total autoridade e autonomia para decidir se irá contratar ou não o trabalhador que apresentar o exame toxicológico positivo.

Atualmente, diversas empresas têm usado o exame toxicológico para assegurar a contratação de funcionários que não utilizem substâncias psicoativas (drogas), para que dessa maneira, a companhia possa zelar pela segurança do motorista, pela imagem da empresa e também a de outros condutores nas ruas e estradas.

VISITE A NOSSA CLÍNICA SEM SAIR DE CASA

Open chat