Por quê a sua empresa precisa da Avaliação Psicossocial?
Primeiro, para atender às Normas Regulamentadoras (NRs), do Ministério do Trabalho e Emprego, que exigem que as empresas que possuam ambientes adversos de trabalho submetam seus funcionários à avaliação psicossocial para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
Isso porque os riscos inerentes ao trabalho em alguns ambientes podem colocar os funcionários em condições extremas, comprometendo as respostas cognitivas, comportamentais e emocionais. Assim, a Avaliação Psicossocial tem como objetivo analisar aspectos que compõem o perfil do indivíduo e buscar informações do trabalhador em diversos contextos, identificando os riscos que podem surgir.
O que avalia e qual profissional é responsável?
A Avaliação Psicossocial deve ser realizada por um profissional habilitado como psicólogo ou psiquiatra. Já a indicação do exame deve partir do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa.
A periodicidade deve ser indicada pelo profissional responsável, pois mesmo que o funcionário seja contratado em boas condições de saúde (física e mental), poderá sofrer com fatores estressores ao longo do tempo, o que pode comprometer suas atividades e saúde.
A avaliação é composta por testes psicológicos e questionários de avaliação psicossocial e que têm o objetivo de investigar a personalidade, fatores individuais e organizacionais que podem afetar à saúde do colaborador.