Como é feita a audiometria?
Ambos os tipos de audiometrias são indolores e relativamente rápidos, cerca de 40 minutos em adultos. Embora seja muito eficaz, depende diretamente da colaboração do paciente.
Numa cabine acústica com janela de vidro ou sala acústica, o paciente coloca um fone de ouvido com microfone acoplado — este é o meio de comunicação entre ele e o examinador. Ao ouvir os sons emitidos, o paciente responde com gestos previamente combinados com o profissional.
Em dado momento, ele deve repetir as palavras ditas pelo examinador. Já em outro é colocado um aparelho vibratório sobre o seu osso mastoide (atrás da orelha), e novamente o paciente deverá responder apenas quando ouvir os sons emitidos.
Não é necessário nenhum tipo de preparação do examinado, como medicação ou dieta específica. Porém, é preciso que ele se resguarde de ruídos fortes por, pelo menos, 14 horas anteriores ao procedimento
Para quem é recomendado?
É comum as pessoas acharem que esse tipo de exame é somente para idosos. Porém, isso não é verdade. Crianças em idade escolar que tenham dificuldade de concentração e aprendizado podem ter a perda auditiva detectadapela audiometria, por exemplo.
Além disso, pacientes que se queixam de ouvido tampado, com tontura e zumbido, também devem se submeter ao procedimento para investigar os sintomas. Outra indicação é na bateria de exames admissionais em funções capazes de prejudicar a audição, como telefonista ou encarregado de maquinários que são expostos a ruídos altos.
Como vimos, a audiometria é um exame importante não só para diagnosticar a falha de audição, mas também para prescrição de medidas preventivas e tratamento. Sendo assim, o exame é essencial para quem quer preservar esse sentido e garantir mais qualidade de vida e bem-estar